Primum Mobile

CAPA-CIENCIA-E-REDENCAO

Somemos, não obstante, a todos esses propulsores intrínsecos da evolução outro que, embora o mencionemos por último, faz-se o mais importante de todos: a atração do amor divino. Deus é o centro de convergência da vida e de tudo o que existe. Logo, Seu amor é o maior agente excitante do progresso, que atrai a Seu regaço todos que Dele se evadiram. Por isso, o Criador é a força aspiradora máxima para o espírito que caiu, servindo-lhe como inesgotável combustível para a exaustiva ascese evolutiva. Agindo na intimidade da alma, faz-se verdadeiro fogo animador, conferindo-lhe o que o antigo pensamento aristotélico denominou primum mobile, o primeiro motor do universo, que a tudo agita e sustenta. Portanto, sem esse impulso básico, conferido pela graça divina, o espírito não estaria dotado da inexaurível potência de vida que o embala e leva-o a renascer após cada morte, a soerguer-se depois de toda derrota e a vencer sempre suas adversidades. Essa força miraculosa funciona na intimidade de cada ser vivo como a operosa e sábia vontade que plasma órgãos de defesa, confecciona táticas de sobrevivência e defende-o, por mais ínfimo que seja, de todas as suas ameaças.

Por isso a evolução faz-se um processo altamente inteligente e criativo, representando inigualável superação de todos os limites e obstáculos possíveis que a escalada do progresso impõe à alma.

A despeito da dor, das limitações, da destruição e da morte que imperam em nossos caminhos, essa potência divina presente em cada um de nós leva-nos paulatinamente à conquista da luz, da alegria, do equilíbrio, a conduzir-nos, sem possibilidades de fracasso, à plenipotência do Absoluto.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s