Lei de Diferenciação e Princípio de Especialização

CAPA-CIENCIA-E-REDENCAO

Lei de Diferenciação

Sobre a Lei de Reprodução e o fundamento da individuação, atua a Lei de Diferenciação, a quinta grande Lei. Sob sua ordenação, todo filho da substância, ao nascer, ainda que mantenha o inexorável princípio de identidade, deve sofrer íntimo processo de diferenciação, destacando-se como uma entidade, além de autônoma e individuada, distinta de seu pai. Assim, a substância gera indivíduos aparentemente desiguais na multifária conjunção do Todo.

A lei de Diferenciação cria tipos específicos na Criação. Embora guarde semelhança de origem, por se constituir da mesma substância genética que a tudo forma, cada individualidade distingue-se segundo própria e única identidade. Por isso, surpreendentemente, não observaremos na Obra de Deus dois seres absolutamente iguais, ainda que nos patamares elevados da vida.

 

Princípio de Especialização

Dessa Lei resulta o princípio de especialização de função. Tal fundamento torna-se indispensável para que o Todo se converta em um organismo. E organismo, por definição, é produto de um conjunto harmonioso de seres que desempenham atividades distintas, mutuamente indispensáveis e complementares.

Na ordem do Todo, dessa forma, a Criação não se faz um conjunto perfeitamente homogêneo, porém um sistema orgânico, baseado na existência de tipos específicos que interagem em funções que mutuamente se suplementam. A troca de valores faz-se, assim, a força íntima que entrelaça todos os elementos-filhos na unidade do Todo. Troca que deve consubstanciar-se, novamente, nos atributos do verdadeiro amor.

E outra vez compreendemos que somente através da doação de si mesmo pode a individualidade fundir-se na organicidade do Todo, possibilitando-a existir, à medida que contribui para o perfeito funcionamento do conjunto que a alberga.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s