A evolução da humanidade

sistema2

No pensamento que dirige a vida para o telefinalismo de sua espiritualização, o que corresponde fatalmente a seus planos preestabelecidos, está determinado que a seleção evolua, oferecendo enfim o triunfo ao mais inteligente e ao melhor, e não ao mais forte ou ao mais astuto.

O homem atual é feroz e ignorante.

Começa hoje a realizar os primeiros esforços para sair dessa barbárie.

Na hora atual, a temperatura psíquica está esquentando; já se pensa mais do que outrora; os problemas se equacionam e o homem quer resolvê-los.

O progresso técnico encurta o espaço, tornando menor o nosso mundo, e conseguindo dessa forma uma humanidade mais compacta e mais unida, aproximação que é necessária para alcançar-se o estado orgânico.

Paralelamente há uma intensificação de funções cerebrais e conscientes, e uma entrada em funcionamento das qualidades psíquicas.

Nos métodos evolutivos, isso tudo representa uma inovação que pode levar a consequências imensas.

A vida lança-se com o homem, em seu novo caminho da evolução psíquica e espiritual.

O grande trabalho criador que é hoje confiado é o desenvolvimento da consciência, em todos os sentidos, quer racional na pesquisa científica, inspirativo na arte, espiritual na fé e nas religiões, sentimental nas relações de amor ao próximo e moral numa nova ética melhor e mais inteligente; não mais filha do terror e da luta pela vida, mas de uma compreensão iluminada das exigências materiais e espirituais da vida.

Podemos imaginar o futuro da humanidade na forma de uma mente cada vez mais iluminada. O próprio órgão cerebral terá de aperfeiçoar-se anatomicamente. A estrutura química, mecânica e biológica do encéfalo terá de atingir um grau de complexidade e requinte que permita o funcionamento de novas zonas de consciência, hoje, ainda adormecidas, ativando neurônios ainda não utilizados. Mas isto será apenas um efeito, um aperfeiçoamento do órgão, para exprimir uma função que será pré-determinada, antes de qualquer transformação orgânica, na causa primeira, causa que reside no espírito. Este está se agitando, no homem, irrequieto e febril, para despertar.

Hoje existe apenas inquietude e febre, mas amanhã ocorrerá o despertar.

Chegando a este ponto, o homem, que se tornou organismo coletivo da humanidade, tendo-se tornado consciente da Lei que o guia, poderá colocar conscientemente as suas mãos sobre as profundas alavancas biológicas que dirigem o seu desenvolvimento.

Poderá assim modificar-se e construir-se como ele mesmo o queira.

Dirigirá então com inteligência – cuja falta hoje não lhe dá o direito de guiar – o nascimento físico, o desenvolvimento do corpo e a sua morte, fazendo evoluir sobretudo o espírito, guiando todas as funções humanas, impulsionando tudo para as metas últimas da existência.

De tudo isso, nascerá uma nova realidade, desconhecida hoje, uma consciência e uma forma de individuação humana coletiva na qual se realizará uma lei nova, com princípios diferentes tal como deve existir num plano evolutivo mais alto.

O homem, então, não será mais um selvagem rebelde e ignorante, que a muito custo consegue arrancar a sua vida no assalto contínuo dos elementos ou, ainda pior, de seus semelhantes, mas será um operário de Deus, que trabalha, em harmonia com a Lei, apenas para realizá-la. Este será um passo decisivo para a inversão do Anti-Sistema, isto é, para endireitá-lo na forma do Sistema.

O princípio novo que se desenvolverá nesta forma orgânica de humanidade será a consciência da ordem e da Lei de Deus.

A isto seguir-se-á um estado de harmonização, que constituirá a descida do reino de Deus na Terra, já que, eliminados todos os atritos da luta, desaparecerão as dores que são a sua consequência; pois, eliminando o espírito da revolta, segundo o qual vence e domina o mais prepotente, Deus poderá finalmente mostrar-se ao homem, não mais na forma necessária para que um selvagem obedeça – ou seja, de justiceiro tirânico – mas de Pai amoroso, como só se pode fazer com filho inteligente, que compreendeu ser de sua vantagem viver em obediência à ordem, em vez de fazê-lo na revolta e na desordem.

Eis os princípios novos que surgirão quando aparecer a nova unificação; o psiquismo humano, hoje rudimentar, desenvolver-se-á até o plano espiritual e Cristo nascerá no coração dos homens.

A ciência, com a técnica  colocará as forças naturais a serviço do homem, melhorará a raça com o conhecimento das leis biológicas; assegurará com a economia o bem estar, garantindo, a todos, os meios de vida.

Nestas bases, que estão sendo colocadas hoje, poderá realizar-se, livre das fadigas da luta material, o trabalho de elevar o novo edifício espiritual, que será a grande construção biológica do futuro. Isto significa que a vida se espiritualizará. Verificamos então que a evolução biológica terá de desenvolver-se, conforme quanto foi dito na visão.

Nós mesmos estamos trabalhando nestes livros, no sentido de determinar a formação e o desenvolvimento de uma corrente de pensamento coletivo nessa direção. Deus verá, do Alto, o nosso esforço desesperado, nesta hora apocalíptica para o mundo e nos ajudará.

Pode parecer desesperado o esforço, mas Deus estará sempre presente e ajuda os homens de boa vontade. Aliás, a não ser que queiramos viver como animais ignorantes, não se pode dar à vida mais nobre e sério conteúdo.

Livro: O Sistema

http://www.ebookespirita.org/PietroUbaldi/OSistema.pdf

Faça seu comentário e participe de nosso grupo de estudos.

 

Um comentário sobre “A evolução da humanidade

  1. O caminho está correto para atingirmos a Consciência da Ordem e da Lei de Deus, porém, na minha opinião a humanidade terá que primeiramente aprender a OBEDECER e segundo saber DIRIGIR e terceiro executar a SUBLIMAÇÃO e isso só é possível através do AUTO-CONHECIMENTO.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s