Os métodos da vida

ld

O homem é livre para escolher entre os dois métodos, método do mundo ou método do Evangelho, o que prefere, mas não é livre para deixar de aceitar as consequências de sua escolha.

O método escolhido revela o grau de evolução atingido, ou seja:

 1) O método do mundo, que é o da luta pela seleção do mais forte, está adaptado para desenvolver só a inteligência do tipo biológico egocêntrico, separatista, que vive no plano animal, inteligência de curto alcance, sujeita a todas as ilusões sensórias e psicológicas do ser primitivo, que ignora a verdadeira natureza da vida e a estrutura do universo;

2) O método do Evangelho, que é o da não-resistência, esta adaptado para desenvolver a inteligência do tipo biológico altruísta, unitário, que superou o plano animal e vive na fase da colaboração fraternal dos grandes organismos sociais, nos quais a luta foi banida por ser contraproducente. Inteligência de longo alcance, que chegou a compreender a realidade, além do jogo das ilusões, e pode por isso orientar, com conhecimento, o homem na sua conduta.

 O método do Evangelho é o único que resolve a luta, o que não sucede com o método do mundo, porque este só gera uma série de ações e reações sem fim.

O mundo não pode deixar de aceitar as consequências do método que ele mesmo pratica, que neste caso significa guerra contínua. Cristo, com Seu exemplo, realizou na prática o método da não-resistência, que constitui a condenação mais completa ao sistema humano de ataque e defesa.

O Evangelho não tem só um sentido moral e religioso, mas também biológico e social, que a ciência um dia terá de compreender. O homem que chega a prática o Evangelho entra num plano de existência superior e possui poderes superiores, domina o atual plano humano, ficando acima de todas as suas lutas. Mas, quem continua enganando e esmagando o próximo permanece amarrado ao método da luta e a todos os seus sofrimentos.

Para este último, a inteligência especulativa, que procura o conhecimento das causas primeiras, é considerada luxo de sonhadores e perda de tempo, porque o que vale para ele são as capacidades guerreiras, e o problema da vida está fechado dentro do pequeno mundo da agressão recíproca e da vitória de cada um sobre os outros.

O erro do mundo consiste em ignorar a presença da Lei, não levando em conta um fato tão importante. Assim, quando o homem recebe um ataque, em geral apressa-se a reagir com um contra-ataque, porque julga que não o fazer, perdoando, significa ter de receber e absorver o mal. Mas, nisto só o homem míope pode acreditar, fechado no seu pequeno mundo de lutas, ignorando que vivemos dentro de um todo orgânico, dirigido e dominado pela justiça de Deus.

Quem sabe isto compreende que o não reagir não quer dizer ter de absorver o mal, mas que:

1) a reação é um direito que não pertence ao homem, mas só a Lei de Deus;

2) se desejarmos justiça, estejamos certos de que a reação da Lei é muito mais poderosa que as reações alcançáveis pelos nossos pobres recursos humanos, isso porque também não há distância de tempo ou espaço que possa paralisá-la;

3) com nossa reação humana não afastamos nem apagamos o mal, a não ser na aparência e provisoriamente, porque, não eliminando sua causa, ele voltará para nós.

Com nossa reação, nós geramos outro mal igual, aumentando-o em lugar de apaga-lo, atraindo-o para nós em vez de afastá-lo. Assim, quem entendeu o Evangelho, quando fala de não-resistência, não pode julgar o método do nosso mundo senão como errado, apto somente para gerar sofrimentos.

Livro: A Lei de Deus

http://www.ebookespirita.org/PietroUbaldi/ALeideDeus.pdf

Faça seu comentário e participe de nosso grupo de estudos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s