O Ponto Ômega

ddi

Compreender finalmente, sem hipocrisias e ilusões, como a vida verdadeiramente funciona, significa não somente tentar inteligentemente não incorrer mais, por inconsciência, em muitos erros loucos, que depois é necessário pagar duramente, mas também realizar ao mesmo tempo uma purificação dos pecados herdados do passado e uma retificação psicológica, para não cometê-los mais no futuro.

Para isto, por exemplo, concorrerão, sem estarem mais separados como inimigos, o confessor de um lado e o psicanalista do outro, mas um confessor perito inclusive em psicanálise, que possua uma consciência ética da espiritualidade, da filosofia e das religiões, a fim de ser, além de médico da psique, também dirigente de consciências.

Quando tivermos sinceramente analisado e compreendido tudo que nas religiões se tornou emborcamento do ideal a serviço da animalidade, muito mal poderá ser superado e eliminado.

Encontramos em Teilhard um outro conceito importante. Ele sustenta a existência de um ponto Ômega, em direção ao qual todo o universo tende a evoluir.

Mas este conceito, como Teilhard não poderia deixar de entrever, implica também em outro, segundo o qual este ponto Ômega é também o ponto Alfa, significando isto que o ponto de chegada do transformismo deve coincidir com o seu ponto de partida.

Uma vez descoberto pela ciência o fenômeno da evolução, ela não pode deixar de ter de admitir também o fenômeno oposto, isto é, a involução. O processo não pode ser apenas unilateral, somente evolutivo, sem conter também, para ser completo e equilibrado, a sua parte inversa e complementar, compondo-se assim, em correspondência ao período evolutivo, também do respectivo período involutivo.

A vida é evolução, e evolução é conquista, implicando, como tal, luta e esforço contínuo. Onde o homem de tipo corrente se compraz em desperdiçar assuas energias em atritos recíprocos, até chegar às destruições bélicas entre os povos, o homem evoluído transporta este espírito de luta e esforço conquistador a um terreno biologicamente mais avançado e mais intensamente criador. Ele é o maior guerreiro, mas como evoluído, em forma pacífica. É o maior revolucionário, mas revolucionário do pensamento.

A evolução deverá levar à paz mundial, ponto que se encontra no caminho da ascensão do homem, pois favorece sua própria conservação e sobrevivência, objetivo da sua vida. Semelhante paz, no entanto, não será inércia, com a suspensão da luta e do esforço, mas sim a sua continuação em direção a objetivos superiores, a fim de que avida, seguindo sua lei, não se detenha nunca no seu trabalho de conquista e ascensão. A isto nos querem levar as leis da vida.

A nossa humanidade está entrando agora na fase psíquica. Antigamente, os pouquíssimos que pensavam dirigiam os povos como se estes fossem rebanhos de ovelhas. Hoje, todos começam a pensar um pouco. Descobrem-se valores e dimensões novas, pensando-se de uma maneira diferente daquela dos nossos antepassados.

Mesmo sendo egoístas e inimigos, ainda assim nos vemos obrigados a viver e pensar cada vez mais coletivamente, organicamente unidos. Forma-se então uma enorme massa de vida e pensamento, que envolve e domina todo o planeta. O homem se apropriará dos segredos e das forças da natureza. É em direção a uma imensa vitória da potência do pensamento que sequer orientar o caminho da vida. A maior descoberta do século é haver entendido o imenso trabalho de descobrimento que é necessário fazer ainda.

A evolução, pelo aperfeiçoamento das formas físicas, faz emergir uma qualidade nova do ser, entrando numa sua fase superior, dada pelo pensamento. É neste sentido que ela está dirigida e é para lá que nos levará.

 Assim como os primeiros selvagens do planeta não podiam imaginar a que ponto chegaria o homem com a evolução até hoje, também não podemos imaginar, hoje, até onde nos levará um dia a evolução.

Perante tais perspectivas, vale verdadeiramente a pena viver.

Livro: A Descida dos Ideais

www.ebookespirita.org/PietroUbaldi/ADescisaDosIdeais.pdf

Faça seu comentário e participe de nosso grupo de estudos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s